Receita Federal mantém o entendimento sobre vedação para compensação de contribuições previdenciárias com créditos de ações judiciais

Por meio da a Solução de Consulta nº 99.003/2021, publicada hoje (30/04/2021), a Receita Federal manteve o entendimento proferido cerca de um mês atrás, na Solução de Consulta Cosit nº 50/2021.

Resumidamente, no entendimento do Fisco, não é possível utilizar créditos tributários reconhecidos na esfera judicial, relativos a períodos de apuração anteriores à utilização do eSocial, para compensação de débitos previdenciários apurados após a implantação do eSocial, independente da data do trânsito em julgado ou da habilitação do crédito tributário.

A dúvida levantada pelos contribuintes é justificada pelo fato de que a Lei nº 13.670/2018, publicada em maio de 2018, passou a permitir a compensação de débitos previdenciários com créditos de outros tributos federais. No entanto, mesmo no caso de créditos oriundos da via judicial, é necessário que o período de referência do crédito seja posterior à implantação do eSocial, não devendo ser levada em consideração a data de habilitação ou do trânsito em julgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Picture of Laco Digital

Laco Digital

Picture of Laco Digital

Laco Digital

Compartilhe nossos conteúdos

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp

Posts Relacionados

Entre em contato conosco para mais informações.

Preencha os dados solicitados e aguarde que logo responderemos sua solicitação de contato.

    INICIAR
    1
    Fale Conosco!
    Olá, somos a Nunes & Vorique
    Advocacia Empresarial
    Em que podemos lhe ajudar?